O Rio de Janeiro abriga uma riqueza ímpar de paisagens e sítios reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Mundial — da icônica composição de montanhas que se debruçam sobre o mar ao legado de Roberto Burle Marx, além do Cais do Valongo, o mais importante sítio arqueológico relacionado à diáspora africana nas Américas. Esses lugares contam nossa história, revelam nossa diversidade cultural e reforçam a necessidade de estratégias eficazes de preservação e difusão desse patrimônio ambiental, paisagístico e cultural.
É nesse contexto que convidamos você para o 12º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, realizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro — por meio do IRPH — em parceria com a SMDU, SMT, RIOTUR, UNESCO, IPHAN, EMBRATUR e a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM). O evento reunirá prefeitos, gestores públicos, especialistas e instituições parceiras para apresentar os três sítios cariocas declarados Patrimônio Mundial e promover debates sobre diretrizes, preservação, uso público, gestão integrada e turismo sustentável.
Serão quatro dias de programação com palestras, mesas temáticas, relatos de experiências e diálogos internacionais sobre processos de candidatura, responsabilidades das cidades detentoras de bens reconhecidos pela UNESCO e estratégias para transformar o patrimônio em vetor de desenvolvimento econômico, social e turístico.
Haverá também um encontro de prefeitos, no qual será assinada a Carta do Rio de Janeiro, documento que apresenta proposições e diretrizes nacionais para a promoção e gestão dos sítios brasileiros declarados Patrimônio Mundial.
O Encontro inclui ainda apresentações culturais típicas das tradições cariocas, exibições de vídeos sobre o Patrimônio Cultural Carioca, a mostra fotográfica com as imagens vencedoras do Concurso Olhos de Ver e inscrições para visitas guiadas aos três sítios do Rio de Janeiro. Sua presença fortalece a construção coletiva de políticas públicas que valorizam nossa história e projetam o futuro das cidades históricas do Brasil.
Reserve estas datas na sua agenda e organize a participação da sua equipe. Em breve serão disponibilizadas mais informações sobre programação detalhada, inscrições e credenciamento.